domingo, 20 de maio de 2012

Estreando a máquina de costura... almofadas fáceis!

Como falei no post anterior, comprei uma máquina de costura Elgin Genius JX 4000. Comprei no dia 10 de maio no Ponto Frio online e no dia 14 de maio a máquina chegou aqui em casa! Muito feliz que ela chegou direitinho e bem mais rápido do que eu esperava, já que o prazo era de até 11 dias úteis.

Quando abri a máquina, obviamente a Mu veio me acompanhar... ela adora tentar pegar a linha com a patinha!

aqui a moça até parece que é comportada...

Pra estrear a máquina, resolvi fazer um projetinho bem simples utilizando costura reta: uma capa pra almofada estilo envelope pra não ter que costurar zíper logo de cara! 


Eu já queria há muito tempo fazer umas almofadas pra dar uma colorida no sofá da sala que é um cinza claro, mas não queria testar minhas "novas habilidades" num tecido importado e de estampa bonita que tinha escolhido... então peguei os 2 tecidos maiores e mais simples que tinha em casa pra fazer essas almofadas aí em cima. Pretendo aproveitar elas como encosto no banco que tem abaixo da janela do escritório.

Aproveitei que tinha um travesseiro velho que tava com o recheio meio repartido e que não dava mais pra dormir, cortei ele ao meio e costurei as pontas fazendo 2 almofadas. Aí catei um tutorial online pra fazer a capa. Encontrei 2 (em inglês): um com passo a passo em fotos e outro em vídeo. No fim das contas achei o em vídeo muuuuuito mais simples de entender pra quem é iniciante. Acho que até quem não sabe inglês consegue acompanhar o video e fazer... 


O saco desses tutoriais americanos é que todas as medidas são em polegadas, e como sou totalmente caloura no assunto e descobrindo tudo sozinha, demorei um pouco pra ter noção de quanto maior que o meu "recheio" a capa teria que ser pra ter a sobra de costura. Cheguei à conclusão de que com um recheio de 48 x 38cm teria que fazer um retângulo pra frente da capa de 50 x 40 cm (1cm maior pra cada lado), e pra parte de trás 2 retângulos de 29 x 40cm (fecho tipo envelope). 

Minha grande descoberta foi que eu simplesmente sou uma negação pra fazer um corte reto... e também não ajudou que o pedaço de tecido que eu tinha não tinha NENHUM lado reto! Aí tive que relembrar as aulas de Educação Artística/Geometria e fazer aquele velho esquema de deslizar a régua no esquadro pra conseguir fazer um retângulo com 4 ângulos retos!!! Isso acabou demorando beeeeem mais do que a costura em si.... sofrimento! 

Então, minha próxima aquisição (quando for pros EUA, pq aqui é uma fortuna) é uma base de corte com marcação, uma régua de corte e um cortador circular (rotary cutter) pq facilita MUITO pra cortar quadrados retos e iguais!

A costura eu até achei que foi rápida, coisa de 30 min já que tem que fazer a bainha nas extremidades da abertura envelope, alfinetar todas as partes e aí sim partir pra máquina de costura. Ah, e passar a ferro ajuda em algumas etapas! Só que no fim das contas minha primeira capa acabou ficando meio "folgada"... acabei desvirando ela e costurando de novo mais pra dentro pra ficar mais apertadinha e aí cortei fora a costura anterior. Ficou melhor e aí pra segunda capa eu já diminui o comprimento do retângulo e cortei a frente em 46 x 39cm e as  2 partes de trás em 29 x 39cm. Serviu melhor e foi bom pra teste!

Hoje fuçando online achei um tutorial mais fácil que usa um retângulo beeem comprido pra fazer essa capa envelope, pq ele é dobrado já formando o envelope em vez de costurar 3 retângulos! Mais fácil de cortar e aí só tem a costura das bainhas do envelope e mais 2 costuras! Confere aqui em inglês e aqui uma versão simplificada em português do blog Jeito de Casa!

top model Mu posando com a almofada nova

Como essa almofada era teste e eu nem sabia direito o que tava fazendo, não tive muita paciência pra tirar fotos de todo o processo, mas vamos ver se da próxima eu faço... ah, e aproveitem pra curtir a página do Galochas Roxas no Facebook ali na lateral pq quando tô online, posto ali (e no Pinterest) um monte de tutorial legal que vou achando! :-)

3 comentários:

Nauana Oliveira disse...

Acho que já disse que amo muito seu blog e lendo sua experiÊncia com a máquina de costura me deu até vontade de adquirir uma! Mas isso fica para um pouquinho mais para frente. De qualquer forma você leva jeito para coisa e suas almofadas ficaram lindas, pelo menos pela foto kkkkk. Bjsss

Viviane Moreira disse...

Gente meu sonho é comprar uma máquina de costurar também!!! Imagina sair costurando suas própria roupas? Tá que eu ia ter que fazer um curso, mas as barras das calças ia rolar fácil!!!
Almofada?! Nossa! Uma de cada tipo de tecido!
Essa Leila Mu é muito figurinha fofa!
Bjss
Vi

Anônimo disse...

oi querida ! sempre procuro por sites e blogs de costuras , não sou costureira , mas adoro fazer roupas e coisinhas pra decorar a casa , não tenho curso , sempre costurei na mão mesmo , mas não fica com acabamento legal , hj abri seu blog por acaso procurando posts de roupas fáceis para iniciantes , hj vou ganhar uma máquina , não vejo a hora dela chegar , quero botar em prática umas coisas q até já alinhavei , muito legal seu blog , qdo conseguir fazer minbhas coisas faço um tbm , daí te mando o link , pode ser , aí a gente troca experiencias , um abraço grande , achei lindas as almofadas , muito legal seu trabalho ! um bjo grande, pode add meu email , tatianamaciel04@hotmail.com