quinta-feira, 28 de março de 2013

Tonalizante Casting e cabelos brancos

Atualmente estou no finalzinho do 7o mês de gestação e já tava ficando de saco cheio da infinidade de cabelos brancos brotando da minha cabeça. Eu que geralmente sou loira (meu cabelo natural é loiro escuro, mas sempre fiz mechas loiras pra disfarçar os fios brancos que me acompanham desde os 17 anos), tava deixando meu cabelo na cor natural devido à gravidez. Minha obstetra já tinha liberado fazer mechas ou pintar depois do 4o mês de gestação, mas eu tinha cortado o cabelo bem curto e achei que não valia a pena fazer mechas, sem contar que rola sim um medinho de prejudicar o bebê em formação.


Aí em cima você meu cabelo durante algumas etapas da gestação: fundo loiro escuro (cor natural) com algumas mechas mais claras, começando mais comprido, e com o tempo foi ficando mais curto e mais escuro pq fui cortando as mechas fora.

Com o último corte agora em fevereiro ele ficou BEM curto, e os fios brancos ficaram mais aparentes devido a cor natural mais escura. Eu até ia deixar assim, mas como tenho um casamento pra ir agora no começo de abril, comecei a considerar a possibilidade de passar um tonalizante pra disfarçar os brancos sem mudar a cor do cabelo. Tenho PAVOR de cabelo dourado, laranja, cobre e também não queria deixar meu cabelo mais escuro do que já é. Lembro de experiências (ou melhor, traumas) anteriores com tonalizante em que meu cabelo ficou nesses tons ou que um tom que seria loiro escuro deixou meu cabelo parecendo preto!

Prefiro tonalizante porque é menos agressivo, não estraga tanto o cabelo, teoricamente cobre os brancos, sem contar que é temporário; se não gostar da cor ele sai depois de algumas lavagens. Eu pensei em usar o Casting Creme Gloss da L'oréal pq já tinha usado uns anos atrás. Minha prima que é cabeleireira sugeriu que eu usasse o tonalizante Richesse, também da L'oréal, mas como ele é um produto de uso profissional, teria que comprar o revelador e me daria mais trabalho além de sair mais caro. Só pra efeitos de comparação, o Casting é fácil de achar em qualquer farmácia e supermercado, o valor varia de R$16 a R$23 aqui em Porto Alegre e ele já vem com tudo pra ser aplicado, porém as cores são limitadas. O Richesse só se encontra em casas de produtos de beleza e só a bisnaga do tonalizante (sem o revelador) custa em média R$23 a R$26, mas a vantagem é que tem MUITAS opções de cores.


Depois de muito discutir essas questões com minha prima cabeleireira, analisamos os tons do Richesse e eu gostei muito das cores 7.02 (bege amadeirado), mas ela sugeriu o 7.13 (mel natural) por achar que daria um fundo mais bonito (ver na figura aí do lado). Como eu gostei da sugestão de tom dela, mas tava com medinho de usar uma cor com um tom 3 e ficar dourado/acobreado (pela estrela de tons ali da tabela, dá pra ver que o tom 3 = amarelo/dourado),  decidi usar o Casting primeiro por ser mais barato pra ver qual o resultado. Daí se gostasse investiria num tonalizante da Richesse de tom parecido.

Finalmente consegui achar um tom parecido no Casting, o tom Louro Avelã 713 e com um preço bom, R$16,58 no supermercado! Como meu cabelo tá bem curto, usei SÓ METADE (dividi a bisnaga e o revelador pela metade no olhômetro, misturei e apliquei com pincel apropriado).



Na primeira foto acho que dá pra ver os fios brancos... na verdade eu tenho sorte que eles são bem espalhados, então quando faço mechas ou luzes eles ficam bem disfarçados, mas com a cor atual dava muito contraste. A segunda foto foi no dia que usei o Casting. Como dá pra ver, a impressão é que a cor ficou mais escura do que a original, e com um tom um pouco mais quente mas que não chega a ser um dourado. Gostei porque cobriu os cabelos brancos, deu MUITO brilho e até que eu gostei desse tom um pouco mais escuro que o meu "loiro escuro" natural, só não esperava que esse tom escurecer o cabelo!

De acordo com a embalagem do Casting ele "dá relexos de cor visíveis e brilho gloss; dura até 28 lavagens e cobre até 70% dos cabelos brancos". A minha decepção foi nos 2 últimos aspectos...


Tudo bem que nas fotos acima a luz e o fundo utilizado não foram os mesmos (o primeiro é luz natural e o segundo é luz branca), mas dá pra ver bem que a cor deu uma clareada (tá mais parecido com minha cor natural) e os brancos já estão aparecendo. Fiquei desapontada, pq mesmo que eu lavasse o cabelo todo santo dia, ainda nem fechou 28 lavagens e o produto praticamente já saiu dos cabelos brancos... e olha que agora com o cabelo curto eu praticamente só lavo a cada 3 dias!!! Ah, isso que comprei o shampoo Elséve Colorvive que é pra prolongar a cor e brilho dos cabelos com tintura... Sim, o cabelo continua brilhoso (ainda tô usando a cada 3 lavagens o tal do condicionador de tratamento) e eu tô gostando desse tom atual, mas meus brancos tão tudo ali de novo... ou seja, vou acabar optando por meter umas mechas por cima disso pra disfarçar os brancos. :-(

Ah, uma coisa que me incomodou bastante foi o cheiro desse tratamento condicionador que é pra ter geléia real: parece fruta doce fermentada, odiei! Aquele cheiro fica pesteando o ambiente e me dá dor de cabeça; bem que eles podiam fazer um cheiro mais suave, porque o produto em si é bom e dá muito brilho.

Resumindo: se você quer cobrir os brancos, não use Casting Creme Gloss. Se você quer dar uma variada  de leve no tom do seu cabelo sem compromisso, pode usar sem medo. Também é bom pra dar um brilho, mas aí o mais difícil vai ser achar um tom próximo do seu pra não mudar muito.

Como eu ainda tenho metade do produto, devo passar de novo uns 3 dias antes do casamento só pra cobrir os brancos, e aí eu resolvo se faço mesmo as mechas loiras ou se tento usar um tonalizante profissional pra ver se cobre os brancos por mais tempo!

3 comentários:

Stela disse...

Oi, Eliana!
Gostei muito dos seus comentários principalmente por que pela primeira vez quero cobrir meus fios brancos. Acho que tenho 3 vezes mais do que você e cansei de arrancá-los, pois isso já não mais resolve.
Obrigada por ter tido o trabalho de expor com tanta naturalidade e simpatia sua experiência!Você é linda, mas, com certeza, ficou muito mais linda grávida!

nem tudo na vida e facil disse...

Oiie tudo bem ?
Tenho uma dúvida, meu cabelo é castanho médio ou seja bem escuro, e eu tenho luzes bastante aliás, só que depois de 3 meses raiz cresceu, então estou com uma dúvida se posso passar o tonalizante será que ele cobre os fios escuros da minha raiz ?

Eliana disse...

Stela, no teu caso vai ter que usar tintura mesmo pra cobrir os brancos... foi o que resolveu o meu problema, só que no fim errei o tom o que era pra ser loiro médio acinzentado virou uma coisa meio acaju! :-( Tô dando um tempinho pra pintar de novo, dessa vez um loiro escuro pra ficar mais parecido com a minha raiz que tá do tom natural (misturado com brancos)!
Nem tudo na vida, se você tem os cabelos claros e a raíz escura, o tonalizante não vai deixar a sua raíz do mesmo tom que o resto do cabelo... única solução, acredito eu, seria retocar as mechas só na raíz!